Custo de Vida: Parte 2

G’Day Mates!

Continuando a série de posts sobre custo de vida aqui na Terra Australis, vou comentar hoje sobre a questão da moradia. Não vou entrar ainda no detalhe dos custos de conta de luz, água, gás, internet, porque disso falarei num outro momento.

Fato curioso: Aqui se pode alugar ou comprar propriedades, como no Brasil…rs (infame!!!)

Brincadeiras a parte, Sydney está sempre no Top 10 de cidades do mundo mais caras para se morar e moradia aqui tem um papel fundamental nessa pesquisa, além de que é uma questão bem peculiar e em várias formas diferente do Brasil.

Sydney é dividida em sub-regiões (council) controlada por sub-prefeituras. Geralmente os preços de aluguel nos bairros que pertencem ao mesmo council são semelhantes, por isso você não vai encontrar uma diferença grande nos preços se quiser morar em Bondi ou Paddington (fazem parte do council de Waverley).

Como no Brasil, os bairros mais próximos ao centro são os mais caros e se o bairro que você procura fica próximo do CBD e na beira da praia, tem muita chance de ser mais caro ainda.

Sydney Councils
Sydney Councils

Compilei aqui para vocês uma lista que dá pra ter uma idéia boa do que estou falando, pensando no preço médio de aluguel para um apartamento de 2 quartos. Do mais caro para o mais barato, ok!?

Council

Aluguel Semanal

Sydney

700

Manly

700

Waverley

695

Woollahra

680

North Sydney

650

Leichhardt

630

Canada Bay

600

Hunters Hill

600

Ku-Ring-Gai

600

Willoughby

600

Mosman

598

Randwick

590

Burwood

510

Botany Bay

500

Lane Cove

500

Marrickville

500

Rockdale

493

Strathfield

480

Auburn

470

Ashfield

450

Kogarah

450

Hurstville

440

Ryde

440

Parramatta

420

Bankstown

400

Canterbury

380

Você deve ter percebido que o valor do aluguel está sendo mencionado como semanal, porque é assim que os australianos lhe cobram, então toda vez que for pesquisar o valor de um local para morar aqui, tenha em mente que será o valor anunciado x4. Sei que nem todos os meses tem 4 semanas e tal, mas é bom para ter uma idéia razoável do que está por vir.

Comprar de propriedades em Sydney já é uma outra história e o primeiro grande impacto que temos é que os valores são surreais (no sentido ruim da palavra, ou seja, caro pra car@lh#).

Vamos Comprar?
Vamos Comprar?

Dá só uma olhada…

Olha esses preços...
Olha esses preços…

Mesmo com esses preços altos, as pessoas disputam a compra de qualquer propriedade em leilões que ocorrem toda semana. Funciona assim: se você quiser comprar uma casa que viu na rua e gostou muito, você cadastra seu nome junto a imobiliária responsável pela venda e num dia e horário marcado vai para a frente da casa junto de váááárias outras pessoas e lá disputam a compra, com cada um dando sua oferta. No final, o que mais oferecer leva. Aqui em Sydney, diferente do Brasil, tem mais gente querendo comprar do que gente querendo vender…por isso essa doideira.

Muito disso está associado a taxa de juros para financiamento imobiliário aqui, que hoje gira em torno de 5.3% ao ano.

Espero que tenha dado para ter uma noção desse mercado aqui.

Um forte abraço.

.’.

Published by Dan Passos

Eu sou o Daniel, casado com a Aninha, pai do Biel e da Bia, filho do Ricardo e da Rosani, irmão do Lucas e do Matheus. Sou Engenheiro e a Aninha, Administradora. Estamos iniciando uma nova vida em Sydney.

6 thoughts on “Custo de Vida: Parte 2

  1. Vcs foram para Sydney com a Lan/Tam? Se sim, qual é a franquia de bagagem despachada, 2 de 23 ou 2 de 32 kg? Obrigada

    Like

    1. Oi Cris. Eu vim de British/Qantas. A Aninha veio de Lan/Qantas.
      Nos compramos as passagem por uma agencia chamada IOM (International Organization for Migration). Por eles nos tivemos direito de 4 bagagens de 23 por pessoa, contando inclusive meus bebes + 2 itens de criança por criança (carrinho, cadeirinha, etc).

      Como eh uma agencia que ajuda imigrantes, as passagens são so de ida.

      Um abraco.

      Like

      1. Agora q vc mencionou eu lembrei de ter lido algo a respeito em um de seus posts sobre esta agência, mas esqueci. Muito obrigada, Cris.

        Like

  2. Olá,
    para mim não ficou claro se os valores semanais informados para aluguéis de imóveis estão em R$ ou AUD$.
    Num primeiro momento estou achando o custo de vida muito alto, mas evidentemente que depende do salário que se obter aí.
    Desde já agradeço.

    Like

Leave a comment